Nota de Imprensa 1ª Assembleia Geral RDM

INformação

Data:3 de Fevereiro de 2016

Autor:1ª ASSEMBLEIA GERAL DA ROTA DA DIETA MEDITTERÂNICA

Notícia:Nota de imprensa rota da dieta Mediterrânica

Realizou-se no dia 3 de Fevereiro, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a primeira assembleia-geral da Rota da Dieta Mediterrânica, contanto com a presença de muitas empresas e entidades integradas na RDM, bem como diversos representantes da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica.

Na abertura das atividades, a Engª Catarina Cruz, em representação da entidade anfitriã, reiterou a aposta da Comissão Regional no contributo da Dieta Mediterrânica (DM) para o desenvolvimento regional e no importante papel de iniciativas de cooperação regional como a Rota da Dieta Mediterrânica (RDM) para a revitalização económica e a atenuação da sazonalidade através da valorização da cultural regional e dos produtos e serviços associados à DM.

A Associação In loco, responsável pela dinamização da RDM, apresentou um breve balaço dos trabalhos realizados e dos resultados atingidos desde o lançamento da RDM, no verão passado, tenho já sido ultrapassados os oitenta recursos integrados na Rede, nas categorias de Restauração, Produtos Locais de Qualidade, Artesanato e Património.

Link da apresentação disponível aqui: Montagem da RDM

Os resultados de um inquérito às necessidades dos membros da RDM permitiram identificar as prioridades e as linhas estratégicas para este ano: Capacitação, Trabalho em rede e Promoção, sempre tendo em vista a consolidação, o alargamento e a sustentabilidade da RDM.

14 novas cartas de compromisso com a RDM foram assinadas, após um interessante debate sobre as principais linha de ação a desenvolver e as metas a atingir durante o ano de 2016, com objetivos bastante pertinentes:

· Aumentar o volume de negócios gerado pelas empresas integradas na cadeia de valor dos produtos e serviços RDM;

· Diminuir a sazonalidade;

· Qualificar o destino Algarve;

· Estimular a produção de bens e serviços associados à DM;

· Valorizar os recursos patrimoniais associados à RDM;

· Atrair mercados nacionais e internacionais interessados no tema “Dieta Mediterrânica”.

Terminou esta primeira assembleia geral da RDM com a distribuição por todas as empresas presentes de um vasto conjunto de materiais de promoção para apoio ao acolhimento dos visitantes, que permitirá a qualquer visitante ou cliente que contactou com a marca RDM através dos meios de comunicação identificar com facilidade, em cada um dos locais assinalados, um local onde pode vivenciar a essência do que é a Dieta Mediterrânica, que pode ser experienciada em qualquer uma das suas dimensões: Gastronomia, Produtos Locais, Artesanato, Património: “Selos” autocolantes em vinil para sinalizar os locais aderentes; Flyers Geral da RDM (bilingues); Dispensadores RDM de Flyers de mesa; placard RDM em PVC tamanho A4; Ementas da Dieta Mediterrânica; Flyers “Rota do Mar” e “Rota da Terra” PT e ENG; Listagem atualizada por categoria e por concelho das mais de 80 empresas e recursos já integrados na RDM.

Ficou acordada a realização, em parceria com todos os municípios da região, de sessões de informação sobre a Dieta Mediterrânica e de sensibilização das empresas locais para as oportunidades resultantes da adesão à RDM.

As apresentações e as versões digitais dos materiais de promoção a utilizar foram distribuídos por todos os elementos da RDM:

PDF’s editável para inclusão de informação específica de cada parceiro, impressão ou utilização nos suportes de informação:

· Layout para Ementas da Dieta Mediterrânica;

· Layout para Preçários de Produtos Locais Artesanais da Dieta Mediterrânica;

· Layout para Exposições e Atividades da Rota da Dieta Mediterrânica

· Individuais de Mesa (PT / ENG)

· Logotipos RDM para utilização dos suportes da empresa

O espírito de grande cooperação entre as empresas e entidades que participam na RDM, aliado a uma enorme disponibilidade das diversas entidades que integram a Comissão Regional da DM são fatores que nos levam a encarar o ano de 2016 com otimismo e uma forte motivação para trabalhar em rede.

Mais informações em www.rdm.pt e na página do facebook , bem como em cada empresa ou entidade onde encontrar o símbolo RDM.

Créditos fotográficos: Vera Conceição (CCDRAlg)

Financiamento pelo PO Algarve 21 – QREN- FEDER